Bon appétit! Relatos de uma Viajante no Canadá.
Por Joyce Lins /
Para mim, comer é um dos melhores prazeres da vida. Por isso, quando chego em uma cidade, adoro descobrir os sabores típicos do lugar.
Com Montréal não foi diferente. Como a cidade recebe imigrantes de diversos pontos do mundo, a culinária por aqui é bem diversificada. Fica até difícil dizer qual o prato mais típico do lugar. Mas, um verdadeiro québecois tem a resposta na ponta da língua: poutine.
Já ouviu falar? Poutine é a deliciosa (e nada saudável) combinação de batata frita, queijo e molho gravy. Ponto positivo? O molho é jogado sobre a batata e o queijo em temperatura bem alta, o que faz o queijo derreter e dá um ponto ainda mais gostoso ao prato. Ponto negativo? Esse molho gravy é o suco natural que sai das carnes e verduras quando cozidas, ou seja, gordura! Quem experimenta o prato leva de bônus, no mínimo, 740 calorias. E olha que as porções aqui são bem servidas…
O pior de tudo é que essa bomba calórica capaz de entupir suas veias é uma delicioso-irresistível-saboroso deleite dos deuses. Uma delícia! Cada restaurante usa a critividade para aprimorar a receita clássica com variações de sabores incrementados com pimentão, champignon, salsicha, cebola, pimenta… Como se não bastasse eu já ter me apaixonado e feito juras eternas de amor à poutine, na semana passada aconteceu por aqui a Semaine de la Poutine / Poutine Week.
Durante uma semana, diversas poutineries selecionaram um sabor de poutine de seus cardápios para oferecer por apenas 10 dólares. Dá para imaginar a loucura que foi na cidade! Fui com alguns amigos conferir a poutine da Mange Moi Poutinerie e fiquei extasiada.
Imagine uma poutine que combina batata frita, frango, molho gravy (receita de família de 30 anos) e o toque final: carne de porco cozida e marinada por 8 horas! Para degustar essa maravilha, enfrentamos uma fila de cerca de uma hora ao ar livre, nada mais nada menos do que -15 graus celsius de sensação térmica. E eu digo que valeu a pena.
Saborosíssima, a poutine ainda foi acompanhada por um drink à base amaretto e suco de laranja servida num frasco de vidro. Achei a ideia simples, mas tão criativa! Também estava uma delícia!
Ao final da Semana da Poutine, vi no site que a poutinerie Mange Moi foi a mais votada por quem participou do evento. Fiquei feliz em saber que fizemos a escolha certa! Hehe.
Se você passar por Montréal, fica a dica da Mange Moi Poutinerie e se quiser mais opções, La Banquise é um dos lugares mais tradicionais de Montréal, também tem poutines deliciosas e o lugar fica aberto 24 horas.
Bon appétit!
Deixe a sua opinião, comente abaixo e compartilhe esse post com seus amigos.
Category: AMÉRICA DO NORTE, CANADÁ, DESTINOS, GASTRONOMIA, HOME PAGE
Hummmm muito bom! Também quero. Deu água na boca! Wow! rs