Bem-vindo ao Rio Vermelho – Salvador. Dicas, Gastronomia, Cultura e muito mais.
Conheça um dos bairros mais badalados de Salvador.
Por Vinicius Couto /
Rio Vermelho pra você.
Conhecido como o grande centro da boemia de Salvador, o Rio Vermelho é o lugar ideal para uma cervejinha gelada e saborear um dos melhores e mais famosos acarajés da cidade, no Largo de Santana. Com uma vista excepcional do mar, onde os pescadores cumprem seu ritual de pesca todos os dias, sob as bênçãos da Mãe Iemanjá, o Largo de Santana reúne, também, a bela igreja em homenagem a Nossa Senhora de Santana, de frente para o mar de águas calmas da Praia de Santana, ótimo lugar para saudar um belo pôr do sol da cidade.
As ruas do Rio Vermelho servem de palco para uma das mais tradicionais festas populares da cidade: A Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro. Logo nas primeiras horas da manhã, os barcos partem para o mar, carregando presentes – perfumes, sabonetes, flores… – para a santa do candomblé, e muitos pedidos de bênçãos e boas pescarias para todo o ano. O colorido da procissão no mar é seguido pelo cortejo dos foliões, nas ruas, embalados por “arrastões” de artistas e pela música que surge a cada esquina, nos diversos palcos montados especialmente para a festa; há também barracas comercializando quitutes regionais, drinques, coquetéis, batidas, cerveja.
O Largo da Mariquita, ponto de outro famoso acarajé e do ilustre Mercado do Peixe. O Mercadão, como é chamado, reúne inúmeras barracas de frente para o mar, de onde saem os melhores petiscos da madrugada. E o Mercado é mesmo conhecido por reunir a galera depois das festas, para degustar dos pratos mais pesados da culinária local, como o mocotó, a rabada ou mesmo a feijoada, e encerrar bem a noite.
História do Rio Vermelho
O Rio Vermelho tem sua história iniciada no século XVI, com o naufrágio de Caramuru ao seu território. Aqui viviam os tupinambás e Caramuru foi o elo de comunicação entre os nativos e os europeus. Quando o primeiro governador-geral chegou a Salvador, as terras a uma légua para o norte e duas léguas para o sertão do Rio Camarajipe foram doadas a Antônio de Ataíde. E assim nasceu o Rio Vermelho. Inicialmente a região tinha poucos habitantes, com uma paisagem de currais, armação de pesca e jesuítas.
Com a invasão holandesa de 1624, muito moradores vieram para o Rio Vermelho, pela distância do local invadido. Aproveitando o clima tenso e a desorganização dos brancos, alguns escravos fugiram para as matas frondosas, formando em 1629 um quilombo no Rio Vermelho. Este quilombo foi esmagado três anos depois pelos capitães-do-mato Francisco Dias de Ávila e João Barbosa Almeida. Os pescadores, que tem presença marcante até hoje, dominavam o lugar no século XVII. Nas palavras do visitante francês Tollenare: ” é um povoado de pescadores, de umas 100 cabanas, na foz de um pequeno rio que se lança no mar a uma légua a leste do Cabo de Santo Antônio. Os arredores são encantadores e um forte muito arruinado contribui para o pitoresco da paisagem”. Com o passar dos anos, em meados do século XIX, o Rio Vermelho tinha três núcleos de povoamento definidos: Paciência, Mariquita e Santana. No último havia a igreja velha da matriz, e atraía pessoas de todos os cantos da cidade devido aos festejos religiosos.
Informações úteis de Salvador
- DDD 71
AEROPORTO
End.: Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães
Tel.: (+55 71) 3204-1444
Horário: Diariamente das 07h30 às 23hCENTRO DE CONVENÇÕES DA BAHIA
End.: Jardim Armação, s/n – Armação
Tel.: (+55 71) 3117-3000
Horário: Segunda a sexta das 08h30 às 18hELEVADOR LACERDA
End.: Praça Tomé de Souza Elevador Lacerda – Cidade Alta
Tel.: (+55 71) 3321-2697 / 3127
Horário:Segunda a Sexta – 08:30h às 19:30h Sábado – 09:00h às 14:00hMERCADO MODELO
End.: Praça Cairú – Centro
Horário: Segunda a Sexta – 09:00h às 18:00h Sábado – 09:00h às 18:00h Domingo – 09:00h às 14:00hPELOURINHO
End.: Rua das Laranjeiras, 12 – Pelourinho
Tel.: (+55 71) 3233-9770
Horário: Diariamente das 08h30 às 21hRODOVIÁRIA
End.: Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Iguatemi
Tel.: (+55 71) 3450-3871
Horário: Diariamente das 07h30 às 21h
Então fica a dica pra quem vem pra Salvador.
Deixe a sua opinião, comente abaixo e compartilhe esse post com seus amigos.
Fonte História: wikipedia
Fonte: www.bahia.com.br
Category: AMÉRICA DO SUL, BAHIA, BRASIL, DESTINOS, NORDESTE, SALVADOR